Agri

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, empossou na manhã de segunda-feira, 04 de Maio corrente em Maputo, o novo Secretário Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Francisco Neto Novela.


Na mesma cerimónia que também tomaram posse os novos Secretários-Permanentes dos ministérios da Defesa Nacional; do Género, Criança e Acção Social; da Educação Desenvolvimento Humano; da Indústria e Comércio; de Obras Públicas, Habitação e Recurso Hídricos; da Administração Estatal e Função Pública; da Terra e Ambiente; Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e do Ministério da Cultura e Turismo.

 

Discursando no acto de investidura, o Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário afirmou que o secretário permanente deve assegurar a observância da transparência e celeridade na tramitação dos actos administrativos atinentes a selecção e recrutamento, nomeações, promoções, progressões e mudanças de carreira, para que se tenha recursos humanos qualificados e motivados.

 

Considerou que o secretário permanente de um ministério deve garantir uma boa gestão dos recursos financeiros e patrimoniais, cumprindo rigorosamente as normas vigentes sobre a matéria. “É neste âmbito que recomendamos aos secretários permanentes que garantam a implementação de medidas que concorram para a prevenção e combate a corrupção, um mal que mina o desenvolvimento socioeconómico do nosso país”, realçou o Primeiro-Ministro.

 

Anteriormente, Francisco Novela ocupou os cargos de Inspector Geral e de Director da Direcção de Administração, Finanças e Pessoal no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. (UCI)