Agri

O Embaixador César Francisco de Gouveia Júnior apresentou as Cartas Credenciais que o acreditam como Embaixador Extraordinário da República de Moçambique na República da Turquia, ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, no dia 04 de Fevereiro de 2020.


O diplomata, que assume as funções com residência em Roma, torna-se assim no Primeiro Embaixador da República de Moçambique acreditado naquele país euro-asiático, facto que acontece num momento em que as relações bilaterais registam um crescimento assinalável.

 

Na ocasião, Embaixador César Gouveia transmitiu os cumprimentos do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, ao seu homólogo turco e expressou a vontade de reforçar a cooperação entre os dois países.

 

Por seu turno, o Presidente turco manifestou o desejo de continuar a alavancar a cooperação Moçambique-Turquia, particularmente, nos domínios de construção de infra-estruturas, indústria farmacêutica, indústria têxtil, agricultura e agro-indústria, para além da disponibilidade do empresariado turco em incrementar os seus investimentos em Moçambique. Renovou, também, o convite para que Moçambique participe no fórum de cooperação diversificada entre a Turquia e os países africanos a ter lugar em Istambul, a 20 de Abril do presente ano. (UCI)