Agri

Ministro José PachecoMinistro José PachecoO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, reuniu com o Corpo Diplomático acreditado em Moçambique e lançou um apelo aos parceiros internacionais para apoiarem o País na cobertura do défice orçamental do Plano de Contingência para a época chuvosa e ciclónica 2019/2020.


De acordo com responsável pela pasta da diplomacia moçambicana, o Plano de Contingência apresenta um orçamento estimado em cerca de 2,1 mil milhões de meticais, dos quais estão apenas assegurados 850 milhões de meticais, resultantes de contribuições do Governo (300 milhões) e do Banco Mundial (540 milhões) no contexto da capitalização do Fundo de Gestão de Calamidades. “Isto ilustra que estamos perante um défice de 1,2 mil milhões de meticais para a operacionalização integral do cenário escolhido” acrescentou.

 

“Foi tomando em conta a este desafio imposto pela insuficiência de recursos que solicitamos aos nossos parceiros para em conjunto avaliarmos as melhores vias para a superação deste défice orçamental apresentado no nosso Plano de Contingência 2019-2020” realçou o Ministo José Pacheco.


Na ocasião, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação garantiu que vai iniciar “trabalhos diplomáticos” a nível regional e internacional para mobilizar recursos que, igualmente, poderão prosseguir com a normalização da vida dos afectados pelos ciclones Idai, Kenneth, sismo, incluindo a seca, eventos climáticos registados na época chuvosa e cíclica 2018-2019.


O Plano de Contingência 2019-2020 prevê três cenários. O Governo prefere o cenário II, que contempla eventos climáticos de intensidade severa com a ocorrência de cheias e ciclones, colocando 1 618 pessoas em risco.


Confira o discurso na íntegra: pdf Intervenção de S. Exa. José Condugua Pacheco, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, no Encontro com o Corpo Diplomático acreditado em Moçambique sobre os Efeitos do Ciclone Idai (277 KB) .