Agri

Os governos de moçambicano e egipcio acordaram a isenção de vistos diplomáticos e de serviço, no quadro de um memorando de entendimento assinado no âmbito da visita do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi ao Egipto, de 21 a 23 de Junho do ano em curso.


De acordo com o Presidente Nyusi, o acordo visa facilitar a movimentação de pessoas na perspectiva do interesse que há para elevar os níveis de cooperação que os dois países pretendem alcançar. O Governo de Moçambique acredita que a decisão vai contribuir para promoção das relações económicas.

 

Para além da supressão de vistos, os dois governos rubricaram mais dois instrumentos jurídicos nos domínios das consultas políticas e da agricultura e segurança alimentar. Uma quarta área que passaram em revista na cooperação bilateral é a saúde, que mesmo antes da decisão final para que seja selado um entendimento, foi avançada a possibilidade de envio para o Egípto de doentes com cancro, que necessitam de um transplante de órgãos, área na qual os egipcios tem larga experiência.