Agri

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Condugua António Pacheco, efectuou, de 18 à 21 de Março corrente, uma visita oficial à República Argentina, no quadro do reforço e aprofundamento das relações de amizade e cooperação bilateral.


Durante a sua estadia em Buenos Aires, o Ministro José Pacheco foi recebido em audiência pelo Presidente da Argentina, Maurício Macri e fez a entrega de uma mensagem do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. Manteve conversações oficiais com o Ministro argentino das Relações Exteriores e Cultos, Jorge Faurie, bem como encontros de trabalho com os Secretários do Governo Argentino dos sectores da agricultura, pecuária, turismo e comércio externo.


No decurso da visita, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação rubricou quatro instrumentos jurídicos de cooperação bilateral e triangular, nomeadamente, Acordo de Cooperação Técnica entre Moçambique e Argentina; Acordo de Cooperação bilateral sobre o Desenvolvimento dos Laços Económicos, Comerciais e de Investimentos; Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique e o Ministério da Agro-indústria da Argentina; e o Protocolo de Cooperação Triangular entre Moçambique, Portugal e Argentina, para implementação do Projecto de Fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique.


Na capital argentina, o Ministro Pacheco participou, igualmente, na Segunda Conferência das Naçoes Unidas sobre a Cooperação Sul-Sul, que terá lugar de 20 a 22 de Março e vai decorreu sob o tema “O papel da Cooperação Sul-Sul e a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: desafios e oportunidades”. O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação será um dos oradores no debate geral da reunião.
Nesta deslocação, o Ministro José Pacheco fez-se acompanhar, entre outros quadros, pelo Embaixador da República de Moçambique na República Argentina e empresários nacionais. (UCI)