Agri

O Porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Geraldo Saranga, revelou a jornalistas, que o ministério solicitou o abrandamento das medidas para consessão de vistos de entada em Moçambique de entidades e pessoas que queiram prestar apoio as vítimas do ciclone Idai, que assolou a região centro do país.


“Como medida interna estamos a coordenar de forma regular e sistemática com SENAMI (Serviço Nacional de Migração), para atender pedidos urgentíssimos de entrada e permanência no país de entidades e de pessoas que queiram participar das operações de busca e de resgate e não há tempo que as pessoas possam pedir os seus vistos nos postos habituais” disse Portavoz do MINEC, que também chefia a Direcção de Assuntos Jurídicos e Consulares, tendo acrescentado que “coordenamos diariamente com o INGC (Instituto Nacional de Gestão de Calamidades) no sentido de canalizar os apoios que temos recebido”.
Ainda no que diz respeito as acções levadas a cabo a nível do MINEC explicou que foi lançada uma campanha de apoio às vítimas, na qual foi possível angariar uma boa quantidade de alimentos não perecíveis, vestuário, material escolar, material de higiene e limpeza, que foram enviados para o centro. “Queria me referir também a existência de uma conta bancária, que foi aberta pelo ministério para que os funcionários, quer aqui na sede ou nas Missões Diplomáticas, para que querendo e podendo possam contribuir, para que mais tarde possamos canalizar esses fundos para o INGC”.
O Director Geraldo Saranga disse que as Missões Diplomáticas e Consulares receberam instruição para içar as bandeiras a meia haste em observância ao luto nacional decretado pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, que durou três dias. As respresentações de Moçambique no exterior foram também orientadas a fizer a angariação de apoio junto ao Estado acreditador e a abrir o livro de condolências, para permitir que as entidades onde estão acreditados possam deixar as suas mensagens.
O Portavoz do MINEC apresentou condolências a todas as famílias moçambicanas que se encontram de luto e às famílias dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de forma particular.
Confira o áudio da conferência de imprensa.