Agri

“A I Reunião de Consultas entre Moçambique e Portugal tem uma missão crucial nos esforços pela promoção de relações de cooperação cada vez mais sólidas entre os nossos dois países porque tem como propósito principal a avaliação da implementação das decisões da III Cimeira Bilateral e perspectivar a próxima cimeira” disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.


O Ministro Pacheco falava na manha de segunda-feira, dia 11 de Março corrente, em Maputo, na abertura da Reunião de Consultas Diplomáticas entre a República de Moçambique e a República Portuguesa.
O Chefe da diplomacia moçambicana afirmou também que a história comum e identidade cultural entre os dois países impõem que sejamos mais criativos e ousados na promoção das relações de cooperação entre Moçambique e Portugal, elevando e diversificando as trocas comerciais assim como investimentos privados.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação considera que a troca de visitas oficiais de alto nível tem proporcionado oportunidades para a exploração das imensas possibilidades para continuarmos a aprofundar e ampliar a cooperação bilateral em todos os domínios, com benefícios mútuos, de modo a correspondermos às expectativas geradas no seio dos nossos dois povos; povos irmãos, unidos por afinidades linguísticas, históricas e culturais.


Depois das concersações, a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da República Portuguesa, Teresa Ribeiro rubricaram a Adenda ao Memorando de Entendimento sobre o Projecto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique. (UCI)