Agri

O Governo insta os Ordenadores Nacionais dos Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa e Timor leste a identificar acções concretas visando incerementar cada vez mais as relações, sobretudo no dominio económico.
O Desafio foi lançado na sexta-feira, pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rósario, na abertura da Décima Terceira Reunião dos Ordenadores Nacionais dos Países Africanos de Línga Portuguesa (PALOP), Timor Leste e Uniao Europeia, que decorreu em Maputo.


Segundo o Primeiro-Ministro, é expectativa do Governo que as acções a serem acordadas no fim do encontro contribuam para reforçar a cooperaçao no domínio da formação do capital humano, aumento do investimento, de parcerias empresariais e trocas comerciais.
No final da Reunião, a Comissão Europeia assinou com o Intituto de Camões um projecto denominado PROCULTURA, através do qual serão disponibilizados 18 milhões de Euros para apoiar os Países Africanos de de Línga Portuguesa (Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Principe) e Timor-Leste, na promoção de emprego no sector da cultura.


“Este evento constituiu uma plataforma para a renovação da nossa firme determinação de, em conjunto, prosseguirmos com a nossa aposta em trabalhar afincadamente pelo fortalecimento deste nosso modelo de cooperação” realçou o governante.
“Este programa contempla o projecto de apoio à promoção do emprego nas actividades geradoras de rendimentos no sector da cultura e o de apoio à consolidação da governação económica e de sistemas de gestão de finanças públicas” disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e Ordenador Nacional, José Pacheco, na sessão de encerramento da Reunião. (UCI)