Agri

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Rei Eswatini, mantiveram um tête-a-tête no Lozitha Royal Palace, no quadro da visita que o Chefe de Estado efectuou ao Reino de Eswatina, na sexta-feira, dia 15 de Março corrente.
Logo após o encontro, foram assinados dois acordos entre a República de Moçambique e o Reino de Eswatini, nos domínios de isenção de pagamentos de seguros de responsabilidade civil automóvel e coordenação dos serviços de busca e salvamentos. Os dois estadistas, assumiram o compromisso de implementação dos acordos rubricados que resultam de vários estudos realizados por comissões técnicas dos dois países.


Na sua intervenção, o Presidente Filipe Nyusi, afirmou que o entendimento em matéria de busca e salvamento chegou no momento certo em Moçambique, que está sendo fustigado pelas calamidades naturais, nomeadamente, ciclones e enxurradas na zona centro do país.
Nas conversações havidas no palácio do Rei Mswati III, as duas delegações passaram em revista matérias nas áreas de exploração das infra-estruturas rodoviárias e portuários de Moçambique por Eswatini, a necessidade de incrementar a quota de fornecimento de energia eléctrica, ciência e tecnologia e ensino profissional, além do agro-processamento.


Na área dos transportes, o Governo moçambicano, predispõe-se a dinamizar o desembaraço aduaneiro no porto de Maputo, por forma a viabilizar o negócio, nomeadamente transporte de açúcar e de madeira.
Por seu turno, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse em conferência de imprensa, que o Rei Eswati III demonstrou a sua expressão de solidariedade e comandou a mobilização de meios para apoiar Moçambique na acção de retorno a normalidade nas áreas afectadas pelo ciclone e pelas chuvas. (UCI)