Agri

Presidente da República na Plenária da União AfricanaPresidente da República na Plenária da União AfricanaO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reiterou que urge a necessidade de resolver os problemas que concorrem para o número crescente de Refugiados em África, pois a sua solução constitui a chave para o desenvolvimento do continente.


O Chefe de Estado defendeu a tese na 32ª Cimeira da União Africana (UA), realizada em Addis Abeba, Etiópia, sob o lema “2019: Ano de Refugiados, Repatriados e Pessoas internamente Deslocadas: Rumo a Soluções Duráveis para Deslocação Forçada em África”
“Alegra-nos que a União africana tenha dedicado 2019 como ano de acções concretas, sincronizadas e vigorosas na abordagem do tratamento da problemática de refugiados, porque essa vai ser a condição essencial para a paz” disse o Presidente Filipe Nyusi.


Deplorou as condições que vivem a maioria dos refugiados, deslocados e repatriados africanos espalhados por vários países do mundo inteiro que “não dignificam a nossa visão e compromisso de uma África em paz, progresso e bem-estar, o que significa que a nossa agenda pode estar comprometida”.
O Presudente da Republica referiu que oçabique tem estado a fazer a sua parte, tendo adoptado e incorporado no quadro jurícico nacional instrumentos internacionais e regionais sobre os refugiados, sublinhando que o país ontua a receber essas pessoas. (JN)