Agri

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Primeiro-Ministro das Maurícias, Pravind Kumar Jugnauth, acordaram a criação de uma Comissão Mista que vai operacionalizar os vários acordos de cooperação vigentes entre os dois países. O entendimento foi alcançado em Port Luis, durante as conversações entre os dois governantes, no quadro da visita de Estado que o Presidente Nyusi efectuou as Maurícias de 30 de Janeiro a 02 de Fevereiro.


Falando à imprensa, o Presidente da República explicou que a Comissão Mista deverá reunir na sua primeira sessão, ainda este ano, preferencialmente durante o primeiro semestre. Realçou que as Maurícias é um país africano que desenpenha um papel importante na economia moçambicana e está no grupo dos dez maiores investidores.


Na ocasião, os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco e o da Segurança Social, Solidariedade Nacional, Ambiente e Desenvolvimento Sustetável das Maurícias, Marie Joseph Noel-Etienne Sinatambou, assinaram acordos de cooperação bilateral, sendo um na área do turismo e cultura e outro na área ambiental, em Port Luis.


O Presidente Filipe Nyusi manteve encontro com o Presidente interino da Maurícias, Barlen Vyapoory e participou nas celebrações do 184º aniversário da abolição da escravatura naquele país africano. (UCI)