Agri

Presidente da República recebe cartas credenciais de sete novos embaixadoresPresidente da República recebe cartas credenciais de sete novos embaixadoresPresidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu na manhã de quarta-feira, 24 de Outubro corrente, em Maputo, sete cartas credenciais de chefes de missões diplomáticas e consulares.

Trata-se de Eric Franck Michel Saizonou, Embaixador designado da República do Benin; Shiferaw Tecklemariam Menbacho, Embaixador designado da República Democrática Federal da Etiópia; Francisco Hurtado, Embaixador designado da República do Chile; Andrzej Kanthak, Embaixador designado da República da Polónia, Alexander Sidoruk, Embaixador designado da República da Bielorússia; Sigute Jakstonyte, Embaixadora designada da República da Lituânia; e Didier Vanderhasselt, Embaixador designado do Reino da Bélgica.

 

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que a o acto representa o grande exercício que o país tem estado a fazer para consolidar a amizade no âmbito da cooperação bilateral. “A tónica que foi abordada nesse processo com estes novos chefes das missões diplomáticas e consulares foi, por um lado, de reforço das relações político-diplomáticas entre Moçambique e os países hoje acreditados”, disse.

 

Segundo o Ministro Pacheco, foi igualmente abordada a necessidade de conclusão de alguns instrumentos legais que estão a ser trabalhados por Moçambique e alguns países ora acreditados, bem assim a troca de delegações ao mais alto nível e a componente técnica para operacionalizar a cooperação bilateral entre Moçambique com os sete países acreditados.

 

“As nossas relações com estes países são boas e há espaço para consolidar e expandir a cooperação bilateral numa plataforma de vantagens mútuas em que Moçambique sai a ganhar e os sete países cujos chefes das missões diplomáticas e consulares hoje acreditados também saiam a ganhar”, acrescentou. (AIM/GPR)