Agri

Presidente da República, Filipe Nyusi, e o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na 73ª Assemblei Geral da ONUPresidente da República, Filipe Nyusi, e o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na 73ª Assemblei Geral da ONUO Governo de Moçambique e as Nações Unidas comemoram, a 24 de Outubro do corrente, o 73º aniversário da organização, que vai decorrer sobre o tema “Tradições de Paz e de Não-violência”.

A escolha do tema é devido à cultura de paz e o desenvolvimento sustentável que estão no centro do mandato das Nações Unidas e o conhecimento dos direitos e liberdades, que é considerado uma ferramenta fundamental para garantir o respeito pelos direitos de todos.

 

Este ano, a celebração será marcada pela realização de uma palestra destinada à promoção do ingresso de cidadãos nacionais na carreira das Nações Unidas, que terá lugar no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), no dia 01 de Novembro, coorganizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e pelo Escritório do Coordenador Residente das Nações Unidas. Paralelamente, vai decorrer, no local, uma exposição sobre o trabalho das agências das Nações Unidas no país.


Moçambique foi admitido na Organização das Nações Unidas em 1975, no mesmo ano em que ascendeu à independência nacional. Em 2018 assinalam-se 43 anos de relacionamento entre Moçambique e as Nações Unidas, organização que actualmente conta com 193 Estados membros.
No momento há no país 22 agências, programas e fundos da ONU que actuam nos sectores da segurança alimentar e nutrição, transformação económica, educação, promoção da igualdade do género, protecção social, saúde, água e saneamento, juventude, governação, recursos naturais e resilência às mudanças climáticas.


O dia 24 de Outubro é celebrado mundialmente desde o ano de 1948, quando a Organização das Nações Unidas foi criada oficialmente, na mesma altura em que a Carta da sua criação foi ratificada pela maioria dos Estados Membros fundadores. (UCI)