Agri

O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectuou de 13 a 14 de Setembro do ano em curso uma visita oficial ao Estado do Vaticano a convite da Sua Santidade o Papa Francisco I.


Durante a visita, o Chefe do Estado moçambicano manteve conversações oficiais com Sua Santidade Papa Francisco I, encontros com Sua Eminência Cardeal Pietro Parolini, Secretário de Estado da Santa Sé, com a Comunidade de Santo Egídio e com a Comunidade Moçambicana residente na Itália.

“É uma visita de reforço das relações de amizade, solidariedade e relações bilaterais, como percebemos a relação entre Moçambique e o Vaticano assenta-se na área social, saúde e educação aos mais variados níveis” explicou o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, no Aeroporto Internacional de Maputo, momentos antes da partida do Presidente Filipe Nyusi.

O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana disse também que a visita ao Vaticano ocorre na perspectiva de consolidar as relações, partilhar informações em volta da situação, política, económica e social do país e assegurar que Moçambique continua comprometido com os novos ideiais, sobretudo assente na moral das sociedades.

Para além do Ministro José Pacheco, integram na delegação do Presidente da República Primeira-Dama, Isaura Nyusi; os ministros do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo; da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo; Embaixador de Moçambique na Santa Sé, Amadeu Paulo Samuel da Conceição. (UCI)