Agri

Presidentes Nyusi e Kagame  na conferência de imprensa, após as conversações bilaterais, em RuandaPresidentes Nyusi e Kagame na conferência de imprensa, após as conversações bilaterais, em RuandaOs governos de Moçambique e Ruanda assinaram, em Kigali, cinco instrumentos jurídicos que visam viabilizar a cooperação entre os dois países, actos testemunhados pelos Presidentes Filipe Nyusi e Paul Kagame.

 

Trata-se do acordo de isenção de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço, do acordo bilateral sobre serviços aéreos e do acordo de cooperação entre o Conselho de Desenvolvimento do Ruanda e a Agência de Investimentos e Promoção de Exportações (AIPEX).


Os governos dos dois países rubricaram ainda memorandos de entendimento sobre a criação da Comissão Mista de cooperação e sobre ensino superior, ciência e tecnologia e ensino técnico profissional.


Os acordos celebrados marcam o culminar do encontro entre os dois estadistas e das conversações oficiais entre delegações dos dois países havidos na sexta-feira, dia 20 de Julho, no Palácio da Presidência ruandesa, no âmbito da visita de Estado que o Presidente da República efectuou a Ruanda.
Os dois estadistas consideram produtivas as conversações e disseram que a assinatura de instrumentos legais abre caminho para maior celeridade na cooperação económica.


O Chefe do Estado moçambicano destacou a importância e os resultados das conversações frisando que o país está numa campanha da diplomacia económica buscando parcerias para promoção de negócios e trocas comerciais para alavancar a economia.


Nyusi defendeu a necessidade de as partes explorarem e capitalizarem ao máximo as potencialidades, oportunidades e conhecimento de cada país. “Temos que aproximar mais as nossas realizações”.


Em Ruanda, o Presidente Nyusi manteve com a missão empresarial que integrou a visita de Estado e visitou o museu em Nyanza e o posto fronteiriço de paragem única em Rubavu, na fronteira entre Ruanda e a República Democrática do Congo, um dos mais movimentados da região. (AIM)