Agri

Presidente da República ao receber, em audiência, o Enviado Especial do Azerbeijão,  Embaixador ElmanAbdullayedPresidente da República ao receber, em audiência, o Enviado Especial do Azerbeijão, Embaixador ElmanAbdullayedO Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu na terça-feira, dia 10 de Julho, em audiência, o Embaixador ElmanAbdullayed, na sua qualidade de Enviado Especial do Presidente da República do Azerbaijão, Ilham Aliyev.

 

Falando à imprensa após o encontro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que o enviado Especial veio a Moçambique com missão específica de solicitar apoio à candidatura do seu país para acolher a “Expo 2025”.

 

“Tomamos nota do pedido e agradecemos a confiança em nos contactar e desta visita despontou-se a possibilidade de podermos desenvolver uma cooperação bilateral, tendo como ponto de partida, eventualmente, a troca de delegações aos mais variados níveis para efeitos de estabelecimento de um acordo bilateral de cooperação” , referiu.

 

Por outro lado, o Ministro Pacheco afirmou que Azerbaijão é uma Nação que faz parte dos países não-alinhados, que no próximo ano vai acolher a Conferência desta organização intercontinental. Segundo o responsável pela pasta da diplomacia moçambicana, “esta também pode ser uma plataforma muito importante, tendo em conta que nós integramos este grupo dos Não-Alinhados, para começar a explorar experiência do Azerbaijão, sobretudo no âmbito da produção e geração de energia”.

 

Sabe-se, entretanto, que o Azerbaijão tem uma longa experiência de exploração de recursos energéticos de mais de um século. Neste contexto,Moçambique perspectiva explorar a experiência do potencial daquele país para o seu benefício. (RM)