Agri
Ministro José PachecoMinistro José PachecoO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, desloca-se a Nouakhcott, República Islâmica da Mauritânia, para participar na sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), nos dias 01 e 02 de Julho próximo, em representação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. 
Na cimeira, que se realiza sob o lema “Vencer a Luta Contra a Corrupção: Uma Via Sustentável para a Transformação de África” e concide com o 15º aniversário da adopção da Convenção da UA sobre a Prevenção e Combate à Corrupção (AUPCC), os Chefes de Estado e de Governo vão eleger quatro Juízes do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos; cinco Membros da Comissão da União Africana do Direito Internacional; quatro Membros do Comité Africano de Peritos sobre os Direitos e o Bem-estar da Criança e nomear o Vice-Presidente do Conselho da Universidade Pan-africana (PAU).
 
Os governantes irão também analisar a reforma Institucional da organização e os relatórios do Presidente da Comissão da UA sobre a questão do Sahara Ocidental, sobre a adopção da Zona do Comércio Livre Continental Africana e sobre a situação relativa a paz e segurança no continente. 
 
A participação de Moçambique nesta reunião tem como objectivos promover e defender os interesses nacionais no âmbito da cooperação e Integração Continental; participar no debate sobre a boa governação no continente com enfoque para o tema do ano; estabelecer contactos bilaterais de modo a alavancar interesses comuns; avaliar o impacto da implementação e execução dos projectos e programas continentais; e acompanhar o desenvolvimento dos principais aspectos políticos, económicos e sociais que assolam o continente.
 
O Ministro Pacheco será acompanhado pelo Ministro da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo e pelo Vice-Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petersburgo. (UCI)