Agri

Secretário Permanente José Nhalungo a proceder ao lançamento do Projecto de Acção Piloto sobre o Retorno Voluntário Assistido e Reintegração Sustentável Baseado na ComunidadeSecretário Permanente José Nhalungo a proceder ao lançamento do Projecto de Acção Piloto sobre o Retorno Voluntário Assistido e Reintegração Sustentável Baseado na ComunidadeO Secretário Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Nhalungo, procedeu ao lançamento do projecto de Acção Piloto sobre o Retorno Voluntário Assistido e Reintegração Sustentável Baseado na Comunicade, na quarta-feira, dia 12 de Junho corrente, em Maputo.


Segundo o governante, o programa, financiado pela União Europeia (UE), vai contribuir para o desenvolvimento de um retorno voluntário sustentável e abordagens de reintegração baseadas na comunidade nos quatro países parceiros, nomeadamente Moçambique, Malawi, África do Sul e Zâmbia.


“O Projecto do Retorno Voluntário Assistido e Reintegração visa dar apoio administrativo, logístico e financeiro, incluindo assistência de reintegração, aos migrantes incapazes ou que não querem permanecer no país de acolhimento/trânsito, no nosso caso, a Republica da África do Sul, que se voluntariam para retornar aos seus países de origem” explicou.


O projecto será implementado pelo Instituto Nacional para as Comunidades Moçambicanas no Exterior (INACE) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM). (UCI)