Agri

Vice-Ministra Manuela Lucas na assinatura de acordos com o Vice-Ministro do Comércio da China,  Qian Keming, na Comissão MistaVice-Ministra Manuela Lucas na assinatura de acordos com o Vice-Ministro do Comércio da China, Qian Keming, na Comissão MistaOs governos da Repúbloca de Moçambique e da República Popular da China rubricaram cinco instrumentos jurídicos de cooperação, no quadro da Comissão Conjunta para a Cooperação Económica, Técnica e Comercial entre os dois países, realizada em Maputo, no dia 4 de Junho corrente.


Trata-se da Troca de Notas para a Terceira Fase do Projecto de Assistência Técnica ao Sector da Agricultura; Troca de Notas para a Segunda Fase de Assistência Técnica a Estádio Nacional de Zimpeto; Troca de Notas sobre o Financiamento do Projecto de Construção do Instituto Técnico-Profissional de Gorongosa; o Acordo de Implementação do Projecto de Construção do Aeroporto de Xai-Xai e a Acta das Minutas Acordadas da 6ª Sessão da Comissão Conjunta da Cooperação Económica, Técnica e Comercial entre a República de Moçambique e a República Popular da China.


“As decisões que acabamos de tomar no âmbito do desenvolvimento da nossa cooperação nos mais diversos domínios, leva-nos a concluir que os nossos objectivos foram alcançados. A prova disso está na conclusão e assinatura dos instrumentos de cooperação cujo acto acabamos de testemunhar há momentos” disse a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas.


Na ocasião a governante disse que espera que a cooperação entre os dois países continue a dar saltos qualitativos, traduzidos pelo crescimento contínuo das trocas comerciais e do volume de negócios públicos e privados em diversas áreas de interesse mútuo, nomeadamente agricultura, desenvolvimento de infraestruturas públicas, energia, recursos minerais, educação, saúde, comunicações, ciência e tecnologia.


“A nossa expectativa está também no alargamento das áreas de intervenção da China em Moçambique, através de investimentos privados nas áreas de transportes, logística, indústria transformadora, agro-processamento, banca comercial, turismo, habitação e outras nas quais o país detém grande potencial” acrescentou.


A Comissão Mista Moçambique China foi dirigida pela Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas e pelo Vice-Ministro do Comércio da República Popular da China, Qian Keming, que efectuou uma visita a capital moçambicana, de 2 a 4 de Junho. (UCI)