Agri

Vice-Ministra Maria Mauela LucasVice-Ministra Maria Mauela LucasA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, vai participar na 45ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), nos dias 05 e 06 de Maio corrente, em Dhaka, República Popular do Bangladesh.


Contituem os pontos mais altos da conferência a adopção das resoluções sobre matérias político-diplomáticas, económicas e financeiras, sociais e culturais e a passagem da presidência pro-tempore da organização para o Bangladesh.
No encontro, os Ministros vão também avaliar os progressos alcançados na implementação das actividades definidas na última reunião deste órgão, bem como identificar as iniciativas para o reforço da cooperação entre os Estados membros.


A reunião será antecedida, no dia 4 de Maio, de uma visita às actividades de assistência humanitária às populações Rohingyas deslocadas, na região de Cox’s Bazar.


A deslocação a Bangladesh constitui uma oportunidade para a Vice-Ministra Lucas reforçar a cooperação económica e projectar a imagem de Moçambique como um país em franco crescimento económico e no qual o clima de paz e de estabilidade é conducivo à atracção de investimentos. Constitui igualmente uma oportunidade de contribuir para a promoção da cooperação com os países membros da OCI nos vários domínios, com destaque para a concertação político-diplomática sobre assuntos da actualidade. (UCI)