Agri

Presidente Nyusi dá primazia a cooperação económica na relação Moçamique-África do SulPresidente Nyusi dá primazia a cooperação económica na relação Moçamique-África do SulPresidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, vincou a necessidade de se privilegiar a cooperação económico-empresarial e político-diplomática para a continuidade e consolidação das relações entre Moçambique e África do Sul. “É por estas relações e para a sua continuidade e consolidação que privilegiamos a cooperação económico-empresarial e político-diplomática para que se materialize a visão de paz e progresso dos nossos libertadores” disse.


O Chefe do Estado falava no sábado, dia 17 de Março em curso, durante o almoço oferecido pela visita que Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, efectuou a Moçambique, no seu périplo por alguns países da África Austral.


Segundo Presidente Nyusi, o Governo estabeleceu como prioridade a maximização das vantagens comparativas para promover a competitividade das nossas economias no contexto bilateral e da integração regional. No quadro da visita, os governos dos dois países mantiveram conversações oficiais, chefiadas pelos presidentes Nyusi e Ramaphosa, que passaram em revista várias matérias de carácter económico.


Ministro José PachecoMinistro José PachecoEm conferência de imprensa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco expressou o interesse de Moçambique em incrementar a cooperação no domínio económico. “Aquilo que já esta a ser implementado em várias áreas, a nivel da infra-estrutura, transportes e comunicações, recursos naturais, áreas de conservação e agricultura deve ser elevado. Portanto, o desafio que há é de promover os mecanismos para acelerar e alavancar a cooperação económica nas mais variadas áreas”.


O Ministro Pacheco referiu que o próximo passo a ser dado , depois da visita de trabalho, é a realização da reunião da 3º da Comissão Binacional, na república sul-africana, onde todas a matérias serão analisadas em profundidade e tomadas as decisões para traduzir as palavras em actos concretos para dar a conhecer os progressos para o bem-estar das respectivas populações. (UCI)