Agri

Vice-Ministra Manuela LucasVice-Ministra Manuela LucasA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, assegurou que Moçambique está a cooperar com o painel das Nações Unidas para a implementação das sanções impostas à Coreia do Norte. 

 

“A nossa relação com a República Democratica e Popular da Corea vem já dos primordios da luta de libertação nacional. Nós temos uma relação política com a Corea do Norte, mas quanto a cooperação económica, nós estamos a implementar a agenda e as reduções das Nações Unidas quanto a esta país” disse a Vice-Ministra Lucas no domingo, dia 04 de Fevereiro Corrente, no Telejornal, Televisão de Moçambique.

A governante disse também que o país não está a ser acusado por qualquer entidade internacional. “O Governo esta trabalhar com o sector privado, é que havia uma empresa norte coreana que tinha uma parceria com uma empresa moçambicana na área dos barcos, mas já foi dissolvida, os barcos estão retidos e não tem licença para a pesca, então não temos informação de empresas fantasmas” afirmou.

 

A Vice-Ministra Maria Manuela Lucas explicou que esté a ser desenvolvido um trabalho com o sector privado que tinha alguma relação com as empresas norte-coreanas, de modo a providenciar toda a informação que foi exigida pelo painel das Nações Unidas, criado para implementação das sansões sobre a Corea do Norte.


Revelou que o Governo enviou um convite oficial para o painel efectuar uma visita a Moçambique, que possivelmente será realizada este ano. “O Painel reuniu-se recentemente, neste mês corrente, vai publicar, estamos a aguardar. Estamos a trabalhar com o painel desde 2016”acrescentou”. (UCI)