Agri

Presidente da República Nyusi discursa na cerimónia de acreditação de novos embaixadoresPresidente da República Nyusi discursa na cerimónia de acreditação de novos embaixadoresO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, acreditou na segunda-feira, 11 de Dezembro corrente, em Maputo, três Embaixadores e igual número de Alto-Comissários, Trabalho em Maputo, com destaque para o diplomata da Costa do Marfim, que abre Embaixada.

Trata-se de Embaixadores Designados, Bosson Assamoi, da Costa do Marfim; Pavel Hernández, de Cuba; Marius Constantin, da Roménia; e de Alto-Comissários, Uyigue Igbe, da Nigéria; Mukaruliza Monique, do Ruanda; e Michel Burrell, da Nova Zelândia.

 

Embaixador Bosson Assamoi, da Costa do MarfimEmbaixador Bosson Assamoi, da Costa do Marfim Alto Comissário Uyigue Igbe, da NigériaAlto Comissário Uyigue Igbe, da Nigéria
   
Alta Comissária Mukaruliza Monique, do RuandaAlta Comissária Mukaruliza Monique, do Ruanda Pavel HernandezPavel Hernandez
   
Embaixador Marius Constantin, da RoméniaEmbaixador Marius Constantin, da Roménia Alto Comissário Michel Burrell, da Nova ZelândiaAlto Comissário Michel Burrell, da Nova Zelândia

 

Discursando durante a cerimónia de acreditação de Assamoi, o Presidente Nyusi afirmou que o Governo moçambicano deverá prestar todo o apoio para o sucesso da missão diplomática costa-marfinense.“Expresso o desejo de ver as relações entre os nossos países cada vez mais profundas e consolidadas, pelo que a primazia deve ser dada a assinatura do acordo geral de cooperação”, disse o Chefe do Estado.

O Presidente da República sublinhou que a indicação de Bosson Assamoi deverá impulsionar um trabalho cada vez mais conjunto para o melhor uso do potencial económico existente em Moçambique para o benefício dos dois países.Em declarações a jornalista, depois da cerimónia de acreditação, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse que a formação na área da saúde tem se destacado na relação entre Moçambique e Cuba. Acrescentado que o turismo, biotecnologia, ciência e tecnologia, bem como cultura, são sectores que também tem expressão na cooperação entre os dois países.

No diz respeito a Nigéria, o responsável pela pasta da diplomacia moçambicana afirmou que o país tem excelentes relações político diplomácas e que a cooperação estende-se nos domínios da troca de experiência no sector de hidrocarbonetos, agricultura, bem como o cumprimento das agendas africanas.

Quanto ao Ruanda, o Ministro Baloi realçou que a componente empresarial tem sido o centro das relações entre os dois países, e tem criado sinergias de modo que o papel de ambos possa trazer um contributo para o desenvolvimento do continente africano.Com relação a Roménia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação vincou a o facto de este país ter ajudado e ainda ajudar Moçambique na formação de quadros moçambicanos na área técnica, como especialistas da área de hidrocarbonetos e da petroquímica.

No que concerne a Nova Zelândia, o Ministro Baloi disse que a cooperação ainda se mostra incipiente, pese embora as relações diplomáticas estarem “muito boas”. O destaque vai para a agricultura, que será uma das áreas bem forte. Nova Zelândia é excelente neste domínio e está empenhada em transmitir o melhor da sua experiência para Moçambique.