Agri

Vice-Ministra Nyeleti Mondlane e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, formalizaram o novo Programa Estratégico de Cooperação Moçambique-PortugalVice-Ministra Nyeleti Mondlane e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, formalizaram o novo Programa Estratégico de Cooperação Moçambique-PortugalOs Governos de Moçambique e Portugal formalizaram na segunda-feira, dia 06 de Novembro corrente, o Programa Estratégico de Cooperação (PEC), para o período de 2017-2021, que visa financiar  acções de combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento inclusivo.

O documento foi assinado pela Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, que efectua uma visita a Moçambique, de 06 a 09 de Novembro.

De acordo com a Vice-Ministra Mondlane o Programa Estratégico de Cooperação 2017-2021 será financiado com um volume indicativo de 202.5 milhões de Euros, cujos desembolsos serão através de diferentes instrumentos e modalidades. 

 

“É nossa responsabilidade reconhecer que temos à nossa disposição um instrumento que servirá de indicador para a materialização das prioridades identificadas nas diversas componentes conjuntamente definidos e que estão em consonância com os programas de combate à pobreza e promoção do desenvolvimento inclusivo, visando o cumprimento das prioridades inscritas no Plano Quinquenal do Governo 2015-2019 e nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030” afirmou.

 

Para a governante, o compromisso de Portugal de providenciar, através da modalidade de crédito concessional, 102.5 milhões de Euros para o Fundo Empresarial da Cooperação Portuguesa e o Fundo Português de Apoio ao Investimento em Moçambique, constitui uma evidente demonstração que os dois países continuam a acreditar que o desenvolvimento e a vitalidade do sector privado é a chave para o florescimento da economia, a geração de riqueza e a criação de empregos.

 

A Vice-Ministra Mondlane assumiu o compromisso, em nome do Governo, de tudo fazer para que o PEC seja implementado com sucesso e com menos sobressaltos possíveis e que chegue à meta proposta, 2021, celebrando as realizações de mais um ciclo de parceria com impacto concreto na vida dos moçambicanos. (UCI)