Agri

Vice-Ministra Nyeleti Mondlane na audiência com a Sub-Secretária de Estado da Finlândia, Elina KalkkuVice-Ministra Nyeleti Mondlane na audiência com a Sub-Secretária de Estado da Finlândia, Elina KalkkuA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, disse estar satisfeita com o nível de cooperação entre Moçambique e a Finlândia.
A governante falou à imprensa, na segunda-feira, dia 30 de Outubro findo, em Maputo, depois do encontro que manteve com a Sub-Secretária de Estado da Finlândia, Elina Kalkku, que efectuou uma visita de três dias a Moçambique.


“Estamos satisfeitos com o nível de cooperação que temos com a Finlândia. É preciso não nos esquecermos que o povo da Finlândia foi amigo cordial do povo moçambicano desde os tempos em que nós buscavamos a libertação nacional do colonialismo, fazia grandes manifestações de apoio aos moçambicanos. É uma relação que exista há muitas décadas” frisou.


De acordo com a Vice-Ministra Mondlane, a Sub-Secretária de Estado da Finlândia vem observar aquilo que tem sido a cooperação entre os dois países, nos sectores da educação e da boa governação.


“Fizemos uma breve radiografia do que tem sido a cooperação, apesar dos problemas que a filândia tem, os que nós todos conhecemos, são globais, a Europa está a redesenhar o seu apoio a outros países, mas é preciso dizer que em relação a Moçambique, a Finlândia determinou que vai continuar a cooperação conosco na área da educação” disse a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, tendo acrescentado que a visita constitui uma oportunidade para a governante filandesa verificar o nível de engajamento das suas organizações no país.


Durante a sua estadia em Moçambique, a Sub-Secretária de Estado da Finlândia visitou a província de Gaza e interagiu com organizações internacionais que actuam naquela província. (UCI)