Agri

Ministro Oldemiro Baloi e o Ministro-Presidente da Região de Flanders, Geert Bourgeois, em conversaçõesMinistro Oldemiro Baloi e o Ministro-Presidente da Região de Flanders, Geert Bourgeois, em conversaçõesO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, manifestou na quarta-feira, dia 23 de Agosto último, satisfação com o actual estágio da cooperação entre Moçambique e a região de Flanders, Reino da Bélgica.


“O Ministro-Presidente da região de Flandres é um parceiro amigo, consistente e tem como áreas de cooperação entre outras a saúde desde 2008. Temos uma cooperação de cinco em cinco anos, com um montante de 25 milhões de dólares” disse o Ministro Baloi, em declarações a jornalistas, após a audiência que concedeu ao Ministro-Presidente da região de Flandres, Geert Bourgeois, que efectou uma visita a Moçambique, de 23 a 25 de Agosto.


Ministro Baloi em audiência com o Ministro-Presidente Geert Bourgeois, em MaputoMinistro Baloi em audiência com o Ministro-Presidente Geert Bourgeois, em MaputoO responsável pela pasta da diplomacia moçambicana explicou que os níveis de cooperação entre os dois países estabelecem a realização de visitas periódicas mútuas e, como prova disso, os dois anteriores ministros-presidentes da região belga já estiveram em Moçambique, enquanto o Presidente da República, Filipe Nyusi e o antigo Presidente Armando Guebuza visitaram Flanders.


Por seu turno, o Ministro-Presidente Bourgeois disse que o seu país pretende reforçar a cooperação com Moçambique, particularmente na área da saúde. “Estamos a trabalhar em conjunto na área de saúde e queremos continuar nesta área”.

 

Em Maputo, o Ministro-Presidente da região de Flanders foi recebido, em audiência, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e manteve encontro de trabalho com a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, que culminou com a assinatura de um Memorando de Entendimento para o auxílio ao Fundo Comum de Apoio ao Sector da Saúde (PROSAUDE). (UCI)