Agri

Ministro Oldemiro BaloiMinistro Oldemiro BaloiO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, vai participar na 37ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), em representação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, que terá lugar nos dias 19 e 20 de Agosto corrente, em Pretória, África do Sul.


Na Conferência, que se realiza sob o lema “Parceria com o Sector Privado no Desenvolvimento de Cadeias de Valor Industriais na Região”, os Chefes de Estado e de Governo da região austral vão passar em revista o estágio de integração regional e debater sobre as oportunidades que o processo de industrialização oferece aos actores económicos nacionais e da região no contexto da implementação da Estratégia de Industrialização da SADC 2015-2063 e respectivo roteiro, adoptados durante a Cimeira de Harare, em 2015.


Os Chefes de Estado e de Governo vão igualmente debater sobre a situação de paz e segurança na região e o possível acolhimento de novos membros na SADC.
Durante a sua estadia em Pretória, o Ministro Oldemiro Baloi irá participar também da Cimeira da Dupla Troika da SADC, a se realizar no dia 18 de Agosto, na qual a República de Moçambique encerra o seu ciclo de participação. O evento vai abordar o apoio da região para o retorno da estabilidade no Lesotho e a situação na República Democrática do Congo.


Na sua deslocação a capital sul-africana, o Ministro Baloi será acompanhado pelo Ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela. (UCI)