Agri

Presidente Nyusi, nos EUA, no encontro que manteve com o Secretário de Estado, Rex TillesonPresidente Nyusi, nos EUA, no encontro que manteve com o Secretário de Estado, Rex Tilleson“Moçambique é o destino certo para investimentos norte-americanos” disse à imprensa o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, em Washington D.C., no encontro de balanço da visita que efectuou aos Estados Unidos de América (EUA), de 13 a 15 de Junho em curso.


O Chefe de Estado, mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados na Cimeira Bienal de Negócios EUA-África e nos encontros que manteve com líderes governamentais, de organizações e empresas norte-americanas. “Aproveitamos esta vinda para cumprir com uma agenda política e diplomática, explorando no máximo o novo ciclo de governação deste país. Já estivemos aqui em 2016 e agora vimos dar a nossa visão, reforçar e ajustar os moldes da cooperação” acresentou.
Realçou que o país conseguiu alcançar os objectivos que haviam sido delineados nas componentes político-diplomática e económica, particularmente no que diz respeito a exposição das potencialidades e oportunidades de negócios, bem como na mobilização de investimentos.
O Presidente Nyusi explicou que a principal mensagem que pretendia trasmitir é de firmeza e de responsabilidade do Governo de Moçambique nos termos que correm.
No seu discurso de abertura na 11ª Cimeira Bienal de Negócios EUA-África, que juntou mais de 700 participantes, entre governantes, agentes económicos e instituições financeiras, realizada na quarta-feira, em Washington DC, o Presidente Filipe Nyusi vincou que Moçambique está de volta, rumo ao crescimento económico e desenvolvimento.
“Moçambique está de volta para transformar em riqueza as inúmeras potencialidades e possibilidades de negócio que oferece”, disse o Chefe de Estado, tendo reiterado que Moçambique manifesta sinais claros de estar a ultrapassar os obstáculos que vinha enfrentando nos últimos tempos.
Dando primazia à diplomacia económica, o Presidente da República convidou ao empresariado norte-americano a investir nas diversas áreas que o país oferece, incluindo a indústria transformadora, turismo e hotelaria, transportes e comunicações e serviços. “Viemos consolidar a nossa posição de destino seguro e estratégico do investimento estrangeiro na África Austral e reafirmar que os Estados Unidos são nosso parceiro estratégico. Viemos dizer que Moçambique está de volta para receber e oferecer garantias de seguranças ao vosso inestimentos”.
A delegação presidencial aos Estados Unidos da América incluiu os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, da Indústria e Comércio, Ernesto Max Tonela, a Ministra da Casa Civil, Adelaide Amurane, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Lucas Zandamela, e o Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando. (UCI)