Agri

Ministro Oldemiro Baloi na Cimeira da União Africana, em Adis Abeba, EtiópiaMinistro Oldemiro Baloi na Cimeira da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia“Há necessidade de uma maior ligação entre a União Africana e os povos que tem vindo a servir. É importante que as populações de África sintam que a União Africana existe e que beneficiam dessa existência” disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, em declarações à imprensa, na tarde de quarta-feira, dia 01 de Fevereiro corrente, momentos após aterrar no Aeroporto Internacional de Maputo, regressando de Adis Abeba, Etiópia, onde participou na 28ª Cimeira da União Africana.

Segundo o Ministro Baloi, na cimeira, os Chefes de Estado e de Governo salientaram também a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz da instituição e se colocaram o desafio de a organização continental se autofinanciar inteiramente.


No que diz respeito ao debate sobre o lema da conferência, “aproveitamento do dividendo demográfico através de investimentos na juventude”, o Ministro Baloi afirmou que ficou claro a necessidade de se investir fortemente na juventude e de tornar a mesma protagonista no processo de eleboração de políticas e na sua implementação.


Foto de família da 28ª Cimeira da União Africana Foto de família da 28ª Cimeira da União Africana Falou também da adopção, no último dia da cimeira, de uma estratégia que apela à saída dos Estados-membros do Tribunal Penal Internacional (TPI), proposta que reflecte descontentamento com o tribunal, frequentemente acusado de perseguir africanos. O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação explicou a jornalistas que os países africanos estão livres de decidir individualmente se abandonam ou não o TPI, que este é um acto soberano.


Com relação a readmissão do Marrocos na organização continental, o responsável pela pasta da diplomacia moçambicana disse que nenhum país se monstrou contra o pedido de adesão e que o questionamento teve a ver com os procedimentos.


Na Cimeira de Adis Abeba, os Chefes de Estado e de Governo elegeram o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, Moussa Mahamat, o novo Presidente da Comissão da UA e o Chefe de Estado da Guiné-Conacri, Alpha Condé, para presidir a organização continental.
O Ministro Oldemiro Baloi participou na Cimeira da União Africana em representação ao Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.


O áudio das declarações do Ministro à media estão disponíveis na secção das entrevistas da página do MINEC.