Agri

Vice-Ministra Nyeleti Mondlane no segundo diálogo político entre Moçambique e Japão, em TóquioVice-Ministra Nyeleti Mondlane no segundo diálogo político entre Moçambique e Japão, em TóquioA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, enalteceu, em Tóquio, capital japonesa, o estágio das relações bilaterais de amizade e cooperação entre a República de Moçambique e a República do Japão. Considerou que as mesmas estão num estágio bastante elevado, caracterizado pela implementação do acordo de Amizade, assinado em 2014.


A avaliação foi feita no quadro da visita que a Vice-Ministra Nyeleti Mondlane efectuou a aquele país asiático, de 10 a 13 de Janeiro corrente, para participar do segundo diálogo político de alto nível entre os Governos de Moçambique e Japão.


No encontro, a Vice-Ministra Mondlane e o Vice-Ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Kentaro Sonoura,manifestaram o interesse de reforçar os laços de amizade e cooperação em vários domínios, nomedamente, agricultura, recursos minerais e energia, transportes e comunicação, infra-estruturas, desenvolvimento de recursos humanos, saúde e educação.

 

Os governantes avaliaram também a cooperação no âmbito da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD).


O segundo diálogo político entre Moçambique e Japãorealiza-se numa altura em que os dois países celebram 40 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.