Agri

Vice Ministra Nyeleti Mondlane e o Embaixador da União Europeia Sven Kuhn Von trocam pastas após a assinatura dos acordosVice Ministra Nyeleti Mondlane e o Embaixador da União Europeia Sven Kuhn Von trocam pastas após a assinatura dos acordosA Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, viabilizou um financiamento de 30 milhões de euros, para a redução do níveis de insegurança alimentar e desnutrição crónicaem Moçambique.


O financiamento será disponibilizado a partir de Janeiro de 2017, a luz de um acordo assinado na manhã de quinta-feira, dia 15 de Dezembro em curso, em Maputo, pela Vice-Ministra Mondlane e o Embaixador da União Europeia (UE) no país, Sven Kuhn Von.


“A primeira Convenção de Financiamento que acabamos de rubricar irá garantir um financiamento de 30 milhões de euros, a serem desembolsados no quadro Programa Indicativo Nacional do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento, para o apoio aos esforços em curso no sector da agricultura e segurança alimentar. Este apoio tem em vista a redução dos níveis da insegurança alimentar e da desnutriçãocrónica, dos actuais 35 e 44 por cento para 25 e 30 por cento, respectivamente” disse a governante moçambicana.


Segundo a Vice-Ministra Nyeleti Mondlane, uma componente importante da convenção de financiamento rubricada está relacionada com acções no domínio do trinómio água-saneamento-higiene, que, por um lado, incidirá na construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água, saneamento e higiene nas províncias de Nampula e Zambézia. Afirmou que o acordo cobre igualmente os sectores de agricultura, saúde e educação.


Na mesma cerimónia, a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e o Embaixador da UE rubricarm outro acordo de financiamento, no valor de 7.5 milhões de euros que visa a criação de condições materiais para o acompanhamento das acções de identificação, formulação e monitoria de projectos no âmbito do 11° Fundo Europeu de Desenvolvimento.