Secretária de Estado Manso ladeada pelo seu homólogo espanhol Diego Martínez Belio nas Consultas Plíticas em MadridA Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Simão Manso, augurou o fortalecimento da cooperação económica com a Espanha, nas Consultas Políticas realizadas esta quarta-feira, dia 19 de Novembro corrente, em Madrid, capital espanhola, com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Globais, Diego Martínez Belio.
Intervindo na reunião, a Secretária de Estado Manso realçou que as Consultas Políticas decorrem num momento crucial, “em que os nossos países estão empenhados na promoção das relações de cooperação que abarcam os vários domínios, com maior destaque para o económico, empresarial e comercial, bem como cultural e artístico”.
Reafirmou o compromisso do Governo moçambicano em estreitar a cooperação moçambicano-espanhola em prol do desenvolvimento e bem-estar dos povos dos dois países, também, nos sectores das energias renováveis, finanças, educação, saúde, investigação científica, empoderamento da rapariga e da mulher, criança e assistência humanitária.
Enalteceu a solidariedade do povo espanhol ao povo moçambicano na prestação de assistência humanitária, especialmente, em situações causadas pelos desastres naturais cíclicos que afectam o país, como os ciclones (Idai e Kenneth).
Na área político-diplomática, a Secretária de Estado Maria de Fátima Manso manifestou a abertura do Governo para intensificar a troca de visitas de nível ministerial e empresarial, com a intenção de incrementar os laços e contactos políticos e comerciais.
Na quinta-feira, dia 20 de Novembro, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Moçambicanas no Exterior tem agendados encontros de trabalho com o Diretor-geral Ibero-Americano, Andrés Allamand e com representantes da comunidade moçambicana residente em Espanha. (DCI)





Reinildo Mandava é, provavelmente, o moçambicano na diáspora mais famoso. Denonimado de “campeão francês pelo Lille“ pelo jornal O País, o Presidente
...