Agri

Presidente Filipe Nyusi no tête à tête com o Presidente do Zimbabwe Emmerson MnangagwaPresidente Filipe Nyusi no tête à tête com o Presidente do Zimbabwe Emmerson MnangagwaOs presidentes Filipe Nyusi e Emmerson Mnangagwa acordaram transformar a Comissão Mista de Cooperação Bilateral Moçambique-Zimbabwe em Comissão Binacional. O entendimento foi alcançado em Maputo durante as conversações moçambicano-zimbabweanas, no quadro da visita que o Presidente do Zimbabwe efectuou a Moçambique, de 3 a 6 de Abril corrente.


Para o efeito, os dois chefes de Estado testemunharam a assinatura do acordo que transforma a Comissão Mista de Cooperação em Comissão Binacional, rubricado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Frederico Shava.

 

O comunicado conjunto, emitido no término da visita, indica que os presidentes Nyusi e Mnangagwa também presenciaram a assinatura de mais três instrumentos jurídicos de cooperação, nomeadamente o Acordo sobre Busca e Salvamento em caso de acidentes aéreos, o Memorando de Entendimento para a Cooperação na área de Ensino Superior Ciência e Tecnologia e o Memorando de Entendimento de Cooperação na área da Justiça.


Os dois estadistas, destaca o comunicado, “passaram em revista assuntos de interesse comum, com destaque aos progressos assinalados no combate ao terrorismo no norte da Província de Cabo Delgado, tendo o Presidente da República de Moçambique manifestado profunda gratidão pelo apoio que o Zimbabwe tem prestado, especialmente na formação e treinamento das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), de modo a incrementar a sua capacidade de resposta ao fenómeno do terrorismo”.

 

Em declarações à imprensa, a Ministra Macamo afirmou que examinaram, da mesma forma, “ a situação política, económica e social de cada um dos seus países, bem como procederam à troca de pontos de vista sobre questões de interesse mútuo a nível da região da África Austral, do continente africano e do mundo em geral”.

 

No decurso da visita, realçou-se o apelo moçambicano para o fim imediato de sanções económicas impostas ao Zimbabwe, enquanto o governo zimbabweano expressou, por seu turno, o apoio à candidatura de Moçambique ao assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, no biénio 2023/2024.

 

“Sobre a situação na Ucrânia”, salienta o comunicado, “os dois Chefes de Estado e de Governo expressaram satisfação pela coincidência das posições entre os dois países, encoranjando o diálogo e a resolução pacífica do conflito, tendo em conta as preocupações de segurança de ambas as partes”.

 

Leia, em anexo, a versão integral do comunicado conjunto:  pdf Comunicado conjunto da visita do Presidente do Zimbabwe a Moçambique (434 KB)