Ministra Verónica Macamo na reunião com os embaixadores da SADC ladeada à direita pelo Alto Comissário do Botswana em Moçambique Gobe Pitso e à esquerda pelo Director para Integração regional e Continental no MINEC Carlos CostaA Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) reiterou o seu apoio à candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O compromisso foi expresso à Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, no encontro que manteve com os embaixadores da organização regional na tarde de quinta-feira, dia 31 de Março do ano em curso, em Maputo.
Falando à imprensa depois do encontro, o Alto-Comissário de Botswana em Moçambique, Gobe Pitso, afirmou que o apoio à candidatura de Moçambique deve-se ao facto de representar toda a comunidade da Áfrca Austral e porque tem certeza que o país vai defender a paz, um interesse da região.
Na ocasião, o Alto-Comissário tswana, que que chefiou a delegação de embaixadores da SADC que se reuniu com a Ministra Macamo, manifestou o apreço da comunidade regional pela assistência logística que o governo moçambicano tem vindo a prestar à Missão Militar desta organização regional (SAMIM), que apoia as Forças de Defesa e Segurança no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
Na reunião, os embaixadores da SADC apresentaram à Ministra Verónica Macamo o relatório da visita que efectuaram a Cabo Delgado, que serviu para exprimir a solidariedade para com as vítimas dos ataques terroristas no país. (UCI)