O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Harry Kalamba, rubricaram na quinta-feira, dia 17 de Março de 2016, em Maputo, dois memorandos de entendimento, nos sectores da agricultura e energia, este último que preconiza a construção de uma central termoeléctrica com base no carvão.
O intrumentos jurídicos foram assinados no quadro da visita de Estado de três dias à Moçamique, do Presidente da Zambia, Edgar Lungu, a convite Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
O Ministro Baloi explicou que “na área de recursos minerais, a questão da energia assume maior importância. O projecto mais próximo é a construção de uma central de carvão com a capacidade de fornecer 1.200 megawatts”. Realçou que “trata-se de tecnologia de ponta que vai gerar energia que poderá ser vendida e produzir lucro de 12 milhões de dólares/ano para o nosso país”.
No que concerne a agricultura, o responsável da pasta da diplomacia moçambicana, considerou positiva a cooperação entre Moçambique e Zambia. Contudo, pretende-se que esta se torne mais sólida, garantindo que o sector tenha impacto positivo na economia dos dois países. “Há uma grande ênfase na cooperação que tem fluído na área do cajú, mas com uma preocupação grande em seguir aquilo que tem sido mais importante em qualquer produto e comércio que é a cadeia de valores, garantido que a comercialização entre os dois países seja fluída de modo a que a economia seja uma das melhores possíveis'', acrescentou.
Por seu lado, o Ministro Kalamba disse que os documentos assinados traduzem uma parceria inteligente entre os dois países. Considerou Moçambique como a melhor porta de saída e entrada de mercadorias zambiana, por via marítima, o que faz com que seja aposta de parceria e cooperação daquele país vizinho. “Esperamos ter acordos e este encontro irá preparar o caminho para um futuro brilhante”, referiu.
Na sexta-feira, os presidentes Nyusi e Lungo inauguraram um central eléctrica flutuante, no Porto de Nacala, província de Nampula. O empreendimento, com capacidade de 100 megawatts, vai beneficiar os dois países, dado o défice de energia que aquele país vizinho e o norte de Moçambique enfrentam.
O Presidente Nyusi manteve conversações com o ilustre visitante, no quadro das relações bilaterais existentes entre os dois Estados da África Austral. (UCI)