Agri

Presidente Filipe Nyusi ao receber o homólogo de Portugal na Presidência da República em MaputoPresidente Filipe Nyusi ao receber o homólogo de Portugal na Presidência da República em MaputoO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reiterou a vontade do reforço da parceria estratégica entre a República de Moçambique e a República Portuguesa, no combate ao terrorismo, à COVID’19 e às mudanças climáticas e no domínio de paz e segurança.

Esta foi o teor principal da mensagem transmitida pelo presidente moçambicano, durante a visita oficial à Moçambique do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, realizada de 17 a 21 de Março de 2022.

 

Em múltiplos encontros com o presidente português, o Presidente Nyusi sublinhou a prevalência de excelentes relações luso-moçambicanas, louvou os governos dos dois países na renovação de instrumentos de cooperação e agradeceu o apoio multiforme português às Forças de Defesa e Segurança moçambicanas, aos deslocados de Cabo Delgado e à reconstrução e desenvolvimento integrado da reegião norte de Moçambique.

 

Por seu lado, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa regojizou-se pelo crescimento das relações bilaterais, reafirmou o compromisso de Portugal assistir Moçambique na área de defesa e segurança e renovou o apoio português à candidatura do nosso país a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 

Os dois presidentes fizeram-se presentes a alguns actos marcantes da visita, tais como as conversações bilaterais, banquete oficial, inaugurações do Montebelo Milibangalala Bay Resort, em Matutuíne, e da Academia Aga Khan, em Maputo.

Na esteira do reforço de relações, o Presidente Nyusi e o Presidente de Sousa reafirmaram o compromisso para a realização da quinta Cimeira Bilateral Moçambique-Portugal, em Maputo, em meados do ano corrente. (UCI)