Agri

Ministra Verónica Macamo na primeira fila da foto família do Conselho de Ministros da SADC em Lilongwe capital do MalawiMinistra Verónica Macamo na primeira fila da foto família do Conselho de Ministros da SADC em Lilongwe capital do MalawiA criação do Centro Regional da SADC de Combate ao Terrorismo vai permitir que esta organização trabalhe de forma eficiente e segura na luta contra o terrorismo, afirmou a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo.
De acordo com a Ministra Macamo, na reunião do Conselho de Ministros da SADC realizada em Lilongwe, Malawi, de 18 a 19 de Março do ano em curso, alocou mais leis e discutiu o fenómeno do terrorismo em Moçambique e na África Austral.


O comunicado da SADC emitido depois da reunião revela que esta “aprovou o complemento de pessoal para acelerar as operações do Centro Regional da SADC de Combate ao Terrorismo (SADC-RCTC), um centro multifacetado acolhido pela República Unida da Tanzânia, que foi estabelecido para garantir uma coordenação regional reforçada, parcerias robustas e promover respostas oportunas ao terrorismo e extremismo violento na região da SADC”.

 

No encontro, a Ministra Macamo testemunhou o entendimento alcançado entre os participantes sobre a garantia de condições para a permanência da Força de Estado de Alerta da SADC (SAMIM) no teatro de operações militares em Cabo Delgado.
O Conselho de Ministros em Lilongwe constituiu uma oportunidade para a Ministra Verónica Macamo conversar, à margem do evento, com a Ministra dos Negócios Estrangeiros do Malawi, Nancy Tembo, sobre as relações de cooperação bilateral e a necessidade de Moçambique e Malawi manterem uma frente unida na procura de soluções para desafios partilhados.


Elas onversaram também sobre como lidar com as consequências da tempestade tropical Ana, bem como sobre o projeto rodoviário Nsanje-Marka, que previa o aumento de uma extensão de 400 metros no território moçambicana para ligar a estrada à estrada Marka-Mutarara.
A Ministra Macamo fez-se acompanhar ao Conselho de Ministros da SADC pelo Embaixador de Moçambique no Botswana, Domingues Fernando, e o Director da Direcção para a Integração Regional e Continental no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Carlos Costa. (UCI)

 

Leia todas as deliberações do Conselho de Ministros no prtal da SADC, através do link abaixo: https://www.sadc.int/news-events/news/sadc-council-ministers-deliberates-regional-integration-cooperation-and-economic-development/