À esquerda a bandeira de Moçambique filantropo e grande amigo de Moçambique Siefried Lingel à direita a bandeira de Alemanha“O nosso saudoso Siefried Anton Lingel notabilizou-se como diplomata por excelência, exímio filantropo e grande amigo de Moçambique e dos moçambicanos”, afirmou a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, na cerimónia de atribuição do título póstumo do Grau de Doutor Honoris Causa ao Antigo Cônsul Honorário da República Moçambique nas Regiões da Baviera e Saxónia, na República Federal da Alemanha.
Discursando em nome do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na manhã da passada terça-feira, dia 15 de Março do ano corrente, a Ministra Macamo enfatizou que “o Cônsul Lingel jogou um papel importante na abertura de caminhos para a expansão e fortalecimento das múltiplas parcerias entre Moçambique e Alemanha, prestando especial enfoque também na componente da diplomacia económica e cultural”.
Siefried Anton Lingel foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Moçambique, em cerimónia realizada em Maputo, no Centro Internacional de Conferências, na presença do antigo presidente da República, Joaquim Alberto Chissano e do seu filho Marcus Lingel, que sucede o seu pai no cargo de cônsul honorário de Moçambique na Alemanha.
“Saudamos a nossa prestigiada Universidade Católica de Moçambique pela sua excelência académica e pela presente iniciativa que, além de constituir uma justa homenagem da dedicação do malogrado, serve de catalisador para o contínuo reforço e aprofundamento das excelentes relações de amizade e de cooperação entre a República de Moçambique e a República Federal da Alemanha”, realçou a Ministra Macamo.
Homenageado em 2018 pela Fundação Joaquim Chissano pela sua amizade e dedicação a Moçambique, Siefried Lingel serviu como cônsul honorário de Moçambique durante 27 anos. (UCI)