Presidente Filipe Nyusi na cimeira euro africana ladeado à esquerda pela Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e à direita pelos presidentes do Conselho Europeu Charles Michel e da França Emmanuel MacronO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, classificou de sucesso a participação de Moçambique na sexta Cimeira União Europeia-União Africana, realizada em Bruxelas, Bélgica, nos dias 18 e 19 de Fevereiro do corrente ano.
“Foi um sucesso a visita porque conseguimos mobilizar...apoios para os nossos irmãos do Ruanda, que estão com altos custos a combater [os terroristas] com os nossos irmãos da SADC através da SAMIM (Missão Militar da SADC para Moçambique) e para nós mesmos, para vermos se tornamos esta batalha sustentável”, afirmou o Presidente Nyusi.
Revelou que a sua presença na cimeira também foi uma oportunidade para estabelecer contactos e dialogar com os seus pares e outros dignatários, sobre vários temas candentes, particularmente o terrorismo.
Com o Presidente da França Emmanuel Macron, partilhou informação sobre a situação prevalecente em Cabo Delgado, à luz do combate ao terrorismo e restauranção da segurança e estabilidade naquela província do norte de Moçambique. Neste tete-a-tete, ambos manifestaram a vontade de reforçar a cooperação e colaboração, particularmente no domínio da segurança marítima e no combate ao terrorismo.
A defesa e segurança foram também temas principais na reunião que o Presidente Nyusi teve com o Presidente do Senegal, Macky Sall, actual Presidente da União Africana. Nessa qualidade, ele tem que se inteirar sobre o assunto do terrorismo e o empenho das forças amigas de Moçambique e dos apoios que esperamos da União Africana”, esclareceu.
Nesta deslocação à sede da União Europeia, o Presidente Filipe Nyusi fez-se acompanhar pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, pelo Ministro da Indústria a Comércio, Carlos Mesquita e pela Vice-Ministra da Saúde, Lídia Cardoso. (UCI)