Ministra Verónica Macamo e o Embaixador da Índia em Moçambique Ankan BanerjeeA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, assinou em Maputo, na manhã de segunda-feira, dia 14 de Fevereiro de 2022, um memorando de entendimento para a concessão de donativo da República da Índia, no valor de 10 milhões de dólares, para o financiamento de projectos de abastecimento água potável no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado.
“O memorando que assinamos” – realçou a Ministra Macamo – “constitui um enorme contributo na vida da população da província de Cabo Delgado, em particular do distrito de Mueda, área de enfoque do projecto, que passará a ter água potável em abundância para consumo”.
Recordou, “com enorme satisfação que ao longo dos anos, a Índia tem sido um parceiro destacado de Moçambique, prestando continuamente a sua valiosa contribuição na assistência aos esforços dos moçambicanos, para fazer face aos seus principais desafios de desenvolvimento económico e social”.
Reiterou “o nosso profundo agradecimento ao Governo da Índia pela assistência concedida à Moçambique em várias áreas, com destaque para a saúde, agricultura e segurança alimentar, infraestruturas, educação, ciência e tecnologia, bem como pela activa participação da Índia em grandes empreendimentos no nosso país”.
Foi co-signatário do memorando de entendimento, o Alto Comissário da República da Índia em Moçambique, Ankan Banerjee, na cerimónia testemunhada por diplomatas moçambicanos e indianos, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. (UCI)