Presidente Filipe Nyusi e o Presidente do Conselho Europeu Charles Michel em BruxelasMoçambique acaba de assegurar o apoio da União Europeia (UE) para dar seguimento, sem tréguas, à luta contra o terrorismo na província de Cabo Delgado.
Longe de falar em valores monetários, o apoio refere-se ao fornecimento de equipamento, treinamento e capacitação das Forças de Defesa e Segurança para que elas possam levar avante a sua missão de erradicar o mal, repondo a autoridade do Estado nas zonas afectadas.
Trata-se de um êxito diplomático alcançado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na sua visita de trabalho à União Europeia, que teve lugar de 07 a 09 de Fevereiro corrente.
O Presidente da República afirmou que a União Europeia se manifestou favorável ao modelo bilateral e multilateral adoptado por Moçambique na luta contra o terrorismo, descrevendo-o de “caso de sucesso”.
Ainda sobre a visita, Filipe Nyusi reconheceu o apoio que a UE tem vindo a prestar a Moçambique no diálogo de paz e reconciliação, bem como o papel do bloco no DDR, em que mais de 60 por cento dos cinco mil e 200 guerrilheiros da Renamo foram já reintegrados na vida social.
Resumindo, o Presidente da República disse que a sua missão foi cumprida com sucesso. Durante os três dias da visita à Bruxelas, caputal belga, o Presidente Filipe Nyusi manteve encontros com várias entidades, nomeadamente com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans; com o comissário para a Gestão de Crises, Janez Lennarcic; com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, tendo na manhã de ontem se avistado com o alto-representante para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrel. (Jornal Notícias)