Agri

Foto família da Cimeira da União Africana em Adis AbebaFoto família da Cimeira da União Africana em Adis AbebaA União Africana (UA) reiterou a solidariedade à Moçambique na luta contra o terrorrismo que assola a província de Cabo Delgado. Em conferencia de imprensa concedida à saída da 35.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que teve lugar de 05 a 06 de Fevereiro corrente, em Adis Abeba, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que recebeu, durante a reunião, mensagens de solidariedade no contexto do combate ao terrorrismo.


Revelou, igualmente, que a força de alerta da organização continental e respectivos equipamentos estão disponíveis para serem usados por Moçambique. “Estamos a trabalhar também nesse sentido para ver se exploramos eficazmente esta oportunidade” realçou.

 

De acordo com o Presidente Nyusi, depois de acompanhar a apresentação do relatório apresentado pelo Conselho de Paz e Segurança da UA, durante a cimeira, deu para entender que a organização está a acompanhar todos os passos que o país está a dar na luta contra o terrorismo. “A União Africana está a participar e a colaborar conosco” acrescentou.

 

À margem da cimeira da UA, o Chefe de Estado moçambicano manteve encontros com o Presidente do Malawi, a Subsecretária-geral das Nações Unidas e o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia. (UCI)