Agri

À esquerda a Ministra Verónica Macamo e à direita o Ministro dos Negócios de Granada, Peter DavidÀ esquerda a Ministra Verónica Macamo e à direita o Ministro dos Negócios de Granada, Peter DavidO Estado de Granada poderá promover nas Caraíbas a candidatura da República de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assegurou o Ministro dos Negócios de Granada, Peter David, à Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo. Esse compromisso foi assumido durante as conversações entre os dois ministros, realizadas na sede das Nações Unidas, na manhã de quinta-feira, dia 23 de Setembro corrente.

 

 Ministra Verónica Macamo na audiência com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Alberto Franco França Ministra Verónica Macamo na audiência com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Alberto Franco FrançaGranada, um arquipélago situado nas Caraíbas, no continente americano, tem a possibilidade de promover a candidatura moçambicana naquela região, como membro fundador da organização regional que já presidiu várias vezes, a CARICOM (Comunidade Caribenha), composta por vinte países: quinze estados membros e cinco associados.

 

Os estados membros, são os seguintes: Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, Santa Kitts e Nevis, São Vicente e Grenadines, Suriname e Trinidad e Tobago.

 

A candidatura de Moçambique foi também recebida com simpatia e manifestação de apoios por outros ministros dos negócios estrangeiros de seis países dos continentes americano, asiático e europeu, com quem a Ministra Macamo reuniu-se ao longo da quinta feira, em Nova Iorque, nomeadamente Brasil, Venezuela, Tailândia, Indonésia, Bielorrússia e Letónia.

 

Ministra Verónica Macamo na audiência com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da TailândiaMinistra Verónica Macamo na audiência com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da TailândiaO Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil (na foto), Carlos Alberto Franco França, expressou à Ministra Macamo a vontade brasileira de cooperar para o fortalecimento das forças armadas moçambicanas que combatem o terrorismo em Cabo Delgado e de reforçar os laços de cooperação nas áreas de comércio, investimentos e saúde.

 

Na sexta-feira, dia 24 de Setembro, o programa da Ministra Verónica Macamo será dedicado exclusivamente a reuniões com a comunidade empresarial americana, especificamente com empresários do International Council for Business Understanding (BCIU), Exxon-Mobile e Conselho Corporativo para África. (UCI)