Ministra Verónica Macamo na audiência com o Presidente da 76ª Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shahid, em Nova IorqueA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, manteve uma breve audiência de cortesia com o Presidente da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid.
Ocorrida na tarde de terça-feira, dia 21 de Setembro corrente, no gabinete do presidente da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas, a audiência serviu para a Ministra Macamo informar e explicar a decisão do governo moçambicano candidatar a República de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Descreveu também a situação prevalecente em Moçambique, particularmente nos domínios de defesa e segurança e da evolução sanitária face à eclosão da pandemia da COVID-19. Neste âmbito, referiu-se às melhorias em curso nessas áreas, resultantes das vitórias das forças de defesa e segurança sobre os terroristas que operam em Cabo Delgado e a redução de números de casos e mortes da COVID-19.
O Presidente Shahid enalteceu o empenho do governo moçambicano no combate ao terrorismo e à COVID-19, manifestou o apoio das Nações Unidas na luta contra esses males e garantiu o endosso do seu país, as Ilhas Maldivas, à candidatura moçambicana ao Conselho de Segurança da ONU.
O encontro teve lugar algumas horas depois do Presidente da Assembleia Geral, natural das Ilhas Maldivas, ter proferido o seu discurso na sessão de abertura do debate geral da 76ª Assembleia Geral iniciada na manhã desta terça-feira.
No mesmo dia, a Ministra Verónica Macamo participou na sessão de abertura e na segunda sessão da 76ª Assembleia Geral, tendo escutado os discursos proferidos pelo Presidente da Assembleia Geral, Secretário Geral da ONU, António Guterres, bem como, entre outros, pelos presidentes do Brasil, Estados Unidos da América, República Democrática do Congo, Portugal, Egipto, Zâmbia e Turquia.
O programa da Ministra Macamo na quarta-feira, dia 22 de Setembro, consiste na participação e leitura do seu discurso na reunião de Alto Nível da Assembleia Geral para comemorar o 20º aniversário da adopção da Declaração e Programa de Acção de Durban, relativa à prevenção, combate e erradicação do racismo, xenofobia e intolerância.
Continuará, no mesmo dia, a fazer-se presente no debate geral da Assembleia Geral, onde deverá seguir com a devida atenção as intervenções dos presidentes de países da CPLP (Cabo Verde e Guiné Bissau), da SADC(Malawi), e de outras regiões do continente africano (Quénia, Djibouti e República Centro Africana).
Na tarde de quarta-feira tem também reuniões agendadas com os ministros dos negócios estrangeiros da Ucrânea e Singapura e o Subsecretário Geral da ONU da luta contra o terrorismo, Vladimir Voronkov. (UCI)