Agri

Foto família das entidades galardoadas e representantes na Praça dos Heróis MoçambicanosFoto família das entidades galardoadas e representantes na Praça dos Heróis MoçambicanosOs finados vice-ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma, e José Carlos Lobo, foram galardoados, a títuo póstumo, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, durante as celebrações do 46º aniversário da Independência Nacional, na passada sexta-feira, dia 25 de Junho.


Antigo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Carlos Lobo, à esquerda, ladeado pelo antigo Presidente Joaquim ChissanoAntigo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Carlos Lobo, à esquerda, ladeado pelo antigo Presidente Joaquim Chissano Antigo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma                          Antigo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma O Embaixador Eduardo José Bacião Koloma foi agraciado com a Ordem Eduardo Chivambo Mondlane, enquanto que coube a José Carlos Lobo a Ordem Samora Moisés Machel, entregues aos seus familiares no evento comemorativo realizado na Praça dos Heróis, em Maputo.


Estes diplomatas foram distinguidos pelo Chefe de Estado moçambicano em reconhecimento ao seu valioso contributo na fundação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e na implementação da política externa da República de Moçambique.

 

Foram também condecorados à título póstumo com a Ordem de Amizade e Paz os embaixadores Alberto Sithole, Felisberto Vanchalange Lukanga e Geraldo Chirindza e o Chefe do Protocolo Alberto Cangela de Mendonça.


O antigo Embaixador em França, Rússia e Tanzânia, José Rui Mota do Amaral, recebeu pessoalmente a Ordem Amizade e Paz no decurso da homenagem, que abrangeu igualmente outras 23 entidades que se destacaram na luta de libertação nacional, nas artes e letras e no desporto. (UCI)