Presidente Nyusi ao discursar na Cimeira da SADCO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, saudou a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pelo seu apoio a Moçambique. “Gostaria de saudar a Cimeira pelas medidas de apoio regional da SADC à República de Moçambique, visando a erradicação do terrorismo e extremismo violento na Província de Cabo Delgado”, afirmou o Presidente Nyusi no seu discurso de encerramento da Cimeira Extraordinária da SADC, realizada em Maputo, na quarta-feira, dia 23 de Junho.
“As iniciativas de apoio da SADC”, enfatizou Nyusi, Presidente em exercício desta organização regional, “serão um importante complemento aos esforços que o nosso país empreende para enfrentar os actos terroristas, tendo na linha da frente as nossas Forças de Defesa e Segurança que, de forma abnegada e heróica, estão determinadas a garantir a soberania e integridade territorial, bem como a protecção das populações”.
A cimeira alcançou consensos em áreas definidas como cruciais pelo Presidente Nyusi, nomeadamente as respostas à (i) pandemia da COVID-19, (ii) paz, segurança e tranquilidades públicas, (iii) energias renováveis e eficiência energética, (iv) sustentabilidade das operações humanitárias e de emergência, (v) mecanismo de diálogo com o sector privado e (vi) estratégia de dinamização da economia através do Plano Estratégico Indicativo [da SADC] de Desenvolvimento Regional.
Explicou que “com a clareza com que conduzimos os nossos debates, podemos concluir que estão reunidas as condições para o acolhimento do apoio que os países da região podem conceder a Moçambique, no âmbito do combate ao terrorismo”.
Além do anfitrião Presidente Nyusi, participaram à cimeira de um dia ocorrida na capital moçambicana, os presidentes Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi do Bostwana, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo da República Democrática do Congo, Lazarus McCarthy Chakwera do Malawi, Matamela Cyril Ramaphosa da África do Sul, Samia Suluhu Hassan da Tanzânia e Emmerson Dambudzo Mnangagwa do Zimbabwe.
Os reinos do Lesotho e de Eswatini foram representados pelos respectivos primeiro-ministros, Moeketsi Majoro e Themba Masuku, enquanto que Comores, Madagáscar, Angola e Namíbia enviaram os ministros das relações exteriores, interior e segurança.
Como anfitrião da cimeira, o Presidente Filipe Nyusi também presidiu, em Nacala, ao lançamento do Centro de Operações Humanitárias e Emergência da SADC e, em Maputo, do Fórum de Negócios da SADC, eventos organizados, à propósito, pelo Governo de Moçambique. (UCI)