Ministra Verónica Macamo discursa na reunião com o Corpo Diplomático acreditado em Maçambique“Uma plataforma de diálogo e de concertação política-diplomática“, foi assim que a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, definiu a reunião que teve com o Corpo Diplomático acreditado na República de Moçambique.
“É nosso desejo que estas reuniões ocorram numa base regular, pois elas são uma plataforma privilegiada de diálogo e de concertação política e diplomática, factores catalisadores das relações entre os nossos países”, realçou a Ministra Macamo, perante dezenas de chefes de missões diplomáticas e consulares que ocorreram ao encontro realizado na manhã de quarta-feira, dia 2 de Junho corrente, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
Quatro temas principais preencheram a agenda do evento: a candidatura de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a situação de emergência prevalecente em Cabo Delgado, a recente Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC sobre o terrorismo realizada em Maputo e a solidariedade e apoio à Moçambique, manifestos por vários países e organizações internacionais.
Tendo estes temas como pano de fundo da sua intervenção, a governante moçambicana aproveitou a ocasião para, por um lado, agradecer o apoio da solidariedade internacional ao nosso país e, por outro, apelar por mais ajuda humanitária internacional ao número crescente de centenas de milhar de deslocados de Cabo Delgado e assistência multiforme no combate ao terrorismo em Moçambique.
“Não obstante aos esforços do Governo e das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique”, explicou a Ministra Macamo, “afigura-se primordial o apoio dos nossos amigos e parceiros de cooperação para aliviar o sofrimento das populações e estancar este mal que têm ramificações internacionais”. Precisou que “damos primazia à cooperação militar a nível bilateral e multilateral, com ênfase ao apoio logístico e de saúde, formação e treino para as nossas Forças de Defesa e Segurança, entre outros”.
A solidariedade internacional ocorre dentro do quadro descrito pela Ministra como sendo de “abordagem holística da situação de segurança em Cabo-Delgado para melhor enfrentar os ataques terroristas”, assente em prestação de assistência humanitária aos deslocados, intensificação de esforços militares de combate aos terroristas e implementação de projectos de desenvolvimento no Norte de Moçambique.
A Ministra Véronica Macamo dirigiu a reunião de cerca de hora e meia com diplomatas estrangeiros residentes em Maputo e membros do Conselho Consultivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, acompanhada pelo Ministro do Interior, Amade Miquidade, e a Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Meque. (UCI)