Agri

O novo Director-Geral das Tecnologias da Informação da ONU, Bernardo Mariano Jr.  e o Secretário Geral da ONU, António GuterresO novo Director-Geral das Tecnologias da Informação da ONU, Bernardo Mariano Jr. e o Secretário Geral da ONU, António GuterresO Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou, na terça-feira, dia 1 de Junho corrente, o moçambicano Bernardo Mariano Jr. ao cargo de Director-Geral das Tecnologias da Informação (CITO), Secretário-Geral Adjunto, Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.


De acordo com o comunicado de imprensa do gabinete do Secretário Geral, o engenheiro Mariano traz para a posição 28 anos de experiência dentro do sistema das Nações Unidas e organizações internacionais, tendo servido mais recentemente como Director de Informação e Director de Saúde Digital e Inovação na Organização Mundial de Saúde (OMS), onde liderou a jornada de transformação digital da organização, aproveitando tecnologias digitais e inovações para acelerar a realização de objetivos estratégicos da OMS.

 

Mariano iniciou a sua carreira em 1993 com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Moçambique e continuou com a OIM no Haiti, Mali, Angola, Quénia, Kosovo e África do Sul, além de Genebra, Suíça, antes de ingressar na OMS em 2018.

 

Foi Conselheiro Regional Sénior da OIM para a África Subsaariana (2017-2018), Diretor Regional para a África Austral (2009-2015) e foi chefe do serviço de informação da OIM (2015-2017, 2002-2011), tendo defendido várias iniciativas de transformação de negócios, impulsionando inovações em sistemas de operação e gestão, sistemas de planeamento de recursos empresariais, tecnologias da informação, gestão de projetos e infraestruturas de rede.

 

É mestre em Gestão Global pela Universidade de Salford (Reino Unido) e licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. Ele é fluente em inglês, português e espanhol, com um conhecimento muito bom de francês.

 

Ao anunicar a nomeação, António Guterres transmitiu o seu profundo apreço ao antigo CITO, Atefeh Riazi dos Estados Unidos, e ao actual CITO, Patrick Carey da Irlanda, pelo seu trabalho e dedicação à ONU.