Agri

Ministra Verónica Macamo na audiência com a Sub Secretária Geral da ONU, Winnie ByanyimaMinistra Verónica Macamo na audiência com a Sub Secretária Geral da ONU, Winnie ByanyimaOs progressos no combate ao SIDA em Moçambique e a reconstrução pós-ciclone IDAI em Sofala constituiram assuntos principais das audiências, em separado, que a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, concedeu respectivamente à Subsecretária Geral das Nações Unidas, Winnie Byanyima, e ao Director Regional para África da UN-Habitat, Oumar Sylla.

 

Em audiência na manhã de segunda-feira, dia 19 de Abril corrente, a Subsecretária Geral, que é também Directora da ONUSIDA, explicou que visita Moçambique para inteirar-se dos progressos que o país alcançou no combate ao SIDA, particularmente no seio de mulheres e raparigas.

Na parte da tarde, a Ministra Verónica Macamo recebeu o Director Regional para a África da UN-Habitat, Oumar Sylla, que, a partir de Nairobi, dirige o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos.

 

Ministra Verónica Macamo na audiencia com Director Regional para África da UN-Habitat, Oumar SyllaMinistra Verónica Macamo na audiencia com Director Regional para África da UN-Habitat, Oumar SyllaNo encontro com a Ministra Macamo, o Director Regional para África da UN-Habitat explicou que a sua primeira visita tem o propósito principal de inteirar-se dos resultados implementados no processo de reconstrução pós-ciclone IDAI na Província de Sofala.

 

Neste contexto, revelou que efectuará uma visita de campo em Sofala, a fim de conhecer in loco os progressos alcançados na reconstrução em curso. Para o alcance dos objectivos da visita, o Director Regional agendou encontros com vários ministros do Governo moçambicano.

 

Nos dois encontros, a Ministra Macamo fez uma apresentação da actual situação política, económica e social em Moçambique e enalteceu as excelentes relações de trabalho existentes entre o Governo moçambicano e as Nações Unidas, especialmente com a ONUSIDA, que possui uma representação em Maputo, e a importância da UN-Habitat para restabelecer a normalidade da vida em Sofala. (UCI)