Ministra Verónica Macamo e homólogo de Malawi assinam Minutas acordadas na Comissão Mista bilateralA Ministra dos Negócios Estrangeiro e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dhlovo, vaticina um período de intensa cooperação entre Moçambique e Malawi. Discursando na 13ª sessão da Comissão Mista Permanente Conjunta de Cooperação Bilateral realizada em Maputo, na passada quarta-feira, dia 2 de Dezembro corrente, a Ministra Macamo afirmou que “a presença de uma forte vontade política nas lideranças dos dois países permite-nos chegar a esta conclusão e antever um período de intenso dinamismo em vários domínios de cooperação entre Moçambique e Malawi”.
Neste âmbito, destacou a reactivação da Comissão Mista Moçambique-Malawi, que não reunia desde 2012, garantindo que ela “vai, seguramente, imprimir maior dinamismo nas relações bilaterais”, com o propósito de “beneficiar o incremento do volume global da cooperação entre os nossos dois países”.
Para a Ministra Macamo a cooperação empresarial entre os dois países “ é crucial”, sendo, por isso, “imperioso encorajar” o investimento de empresários malawianos em Moçambique e a abertura de empresas de empresários moçambicanos no Malawi.
Exprimiu convicção que “fortalecimento dos laços de cooperação” bilateral “tem o potencial de tornar os nossos países mais prósperos e mais seguros, num contexto onde a segurança se afigura um desafio comum e actual, face à ameaça colocada pelas manifestações da presença do terrorismo na nossa região”.
Na ocasião, a Ministra Verónica Macamo e o seu homólogo do Malawi, Eisenhower Nduwa Mkaka, rubricaram Minutas Acordadas, que contém acções concretas a serem realizada em vários da cooperação bilateral, nomeadamente, político-diplomático, defesa e segurança, comércio, indústria, fronteiras, economia, finanças, recursos minerais, energia, alfândegas, transportes e comunicações, obras públicas, recursos hídricos, agricultura, segurança alimentar, pescas, educação, ciência e tecnologia, cultura, turismo e desportos. (UCI)